sexta-feira, 1 de junho de 2012

PASTEIS DE MASSA TENRA

Ingredientes
Para a massa:
Farinha: 300 g Manteiga: 10 g Sal grosso: q.b. Banha: 20 g Água morna: 1,5 dl Para o recheio:
Carne estufada e picada: 500 g Manteiga: 25 g Farinha: 2 Colheres de sopa Chouriço de boa qualidade: 50 g Leite: q.b. Gema: 1 Salsa picadinha: 1 Colher de sopa Sal e pimenta: q.b. Óleo para fritar: q.b.
Preparação

Para a massa, coloque a farinha, sal grosso e as gorduras num alguidar. Com a mão direita mexa levemente, enquanto deita a água morna com a esquerda. Misture energicamente até obter uma bola firme e que se despega facilmente do alguidar. Trabalhe a massa sobre uma bancada, dando pancadas e sovas com as mãos. Deixe descansar durante meia hora.

Para o recheio, coloque num tachinho a manteiga com uma colher de farinha e mexa. Vá adicionando leite até obter um bechamel cremoso e deite-lhe a carne (se tiver um pouco de molho da carne, adicione também). Mexa bem e deite-lhe o chouriço picadinho, a salsa e a restante colher de farinha. Se optar por colocar a gema, fa&cce dil;a-o aqui. Envolva o creme muito bem, prove de sal e pimenta e deixe arrefecer até estar morna ou fria.

Para a montagem dos pastéis, divida a massa em pequenas porções. Sobre uma bancada, estique um montinh o de cada vez com o rolo da massa, o mais fininho que conseguir. No meio coloque uma colher de sobremesa de recheio e com cuidado dobre a massa e una as partes, pressionando com os indicadores de dentro para fora eliminando bolhas de ar. Corte os pastéis com uma carretilha, ajeitando-os de forma a estarem o mais finos possível e sem buracos. Frite em ó leo bem quente, virando até estarem douradinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário