quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PÃO PARA HAMBURGER

PÃO PARA HAMBURGER
Rendimento: 6 pães grandes/7 médios

Ingredientes:
450 gr. de farinha de trigo - separada
3 e 1/2 col de chá(rasa) de fermento para pães em pó*
150 ml de leite
100 ml de água
75 ml de óleo
2 col. de sopa(rasa) de açúcar
1 col. de chá(rasa) de sal

*Para quem quiser utilizar fermento fresco: fiz uns cálculos e acho que corresponderia a 15 gramas de fermento fresco. Inicie a receita de maneira diferende. O melhor seria fazer um montinho com os 250gr de farinha e no meio cavar um buraco. Ali esfarela-se o fermento fresco com um pouquinho da mistura dos líquidos, mornos. Deixe descansar por 10 minutos, para formar bolhas. Daí por diante siga o procedimento normal. Nunca fiz com fermento fresco, portanto não posso garantir 100% o resultado, mas acho que não haverá problemas.

Instruções:

Num vasilhame, misture 250 gramas de farinha, o fermento e o sal. Reserve. Numa outra tijela, misture o leite, o óleo, o açúcar e a água. Leve-os para amornar no microondas(ou esquente no fogão). Não esquente muito, para não estragar o fermento! A temperatura deve ser tépida. Agora junte o líquido de uma vez sobre a mistura da farinha e misture usando um acessório para pão da batedeira, formando uma massa mole. Quando a massa estiver homogênea, misture o resto da farinha e "bata" até formar uma massa lisa e macia e que não gruda mais nas mãos. Se precisar, junte um pouquinho mais de farinha. Deixe descansar por 10 minutos.

Divida a massa em 6 porções e forme os pães, colocando as bordas para baixo e centro, formando um disco achatado. Coloque os pães bem separados, num tabuleiro forrado com papel manteiga e deixe este num lugar sem correntes de ar(eu coloco dentro do forno frio). Deixe descansar por 1 hora.

Tire os pães do forno(se for o caso)! Pré-aqueça o seu forno a 180ºC. Asse os pães por 20 minutos, ou até ficarem dourados.